Cidadeverde.com

Banco de Oportunidades é criado para aumentar captação de recursos

A Secretaria do Planejamento lança, na terça-feira (20), o Banco de Oportunidades - Conectando Programas e Gestores. A apresentação acontece na Associação Piauiense de Municípios (APPM), a partir das 9h, durante a reunião de Prefeitos com a Bancada Estadual.

De acordo com o diretor de Parcerias da Seplan, Marcos Guilherme, o Banco de Oportunidades nasce como uma resposta à necessidade de melhoria da gestão dos diversos tipos de transferências de recursos, que por muitas vezes são devolvidos, ou não captados, por falta de informação ou capacitação para executar os programas ofertados, como por exemplo, confecção de uma proposta para ser enviada, estabelecimento de metas, execução e prestação de contas.

“O Banco consiste em uma sistematização para disponibilizar os programas do Governo Federal que beneficiam o Estado e os municípios para a captação de recursos. São programas de transferência voluntária, disponibilizados via portal de convênios (SICONV). O Banco se trata de um sistema onde se pode consolidar por áreas esses programas e ajudar na identificação das oportunidades junto às secretarias, aos municípios, aos órgãos de terceiro setor, para que facilite a busca desses recursos de transferências voluntárias”, explica Marcos Guilherme.

O sistema terá forma de uma planilha dinâmica que possibilita a consulta online, com todos os programas e suas descrições, datas para recebimento de propostas, além de acesso direto ao SICONV. Ele será constantemente alimentado pela Seplan, através da Superintendência de Gestão de Projetos, e, a partir daí, será possível identificar por área onde estão as oportunidades para a saúde, para a infraestrutura, para a educação, entre outras. “Dessa forma a gente entende que vai melhorar a forma de gestão nas transferências voluntárias para os entes participantes e consequentemente o aumento da captação, do investimento e dos recursos aplicados dentro do estado, via governo do Estado e via município”, completa o diretor.

O Banco de Oportunidades poderá ser acessado através do site da Seplan (www.seplan.pi.gov.br) e também através do site da APPM (www.appm.org.br).