Cidadeverde.com

BC e mais duas instituições oferecem curso de finanças gratuito

Foto: Pixabay / reprodução gratuita

Instituições financeiras, como o Banco Central (BC), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) estão oferecendo cursos gratuitos, online, para ajudar os brasileiros a lidarem com o próprio dinheiro.

Os cursos ensinam a organizar o orçamento familiar, realizar investimentos, planejar a aposentadoria, entre outros pontos importantes para a saúde financeira. As aulas são elaboradas de forma didática, facilitando o entendimento para aqueles que não são familiarizados com alguns termos da economia.

Cursos do Banco Central

- Gestão de Finanças Pessoais: tendo como base a história da família Tarcísio, o aluno aprende a utilizar o dinheiro de modo consciente e otimizar os gastos. Todo o conteúdo é apresentado através de vídeos animados.

- Eu e meu dinheiro: São 5 vídeos educativos de curta duração. É voltado para sensibilizar os participantes para a gestão das finanças pessoais. A formação traz reflexões sobre uso de crédito; orçamento familiar; necessidades e desejos; riscos e imprevistos, e consumo consciente.

As inscrições podem ser feitas no site do Banco Central. 

Cursos da CVM

- Matemática Financeira Básica: apresenta conceitos introdutórios sobre o assunto, em temas que envolvem conceitos de matemática financeira, como consumo, empréstimos, financiamentos e investimentos.

- Educação Financeira para Jovens: estimula a pessoa a refletirem sobre a importância da educação financeira para sua vida, abordando temas como consumo consciente e equilíbrio financeiro; diferenças e relações entre poupar e investir e também orientação no planejamento financeiro a curto e médio prazo.

- Poupança e Investimento: auxilia a organizar as contas e planejando a vida financeira.

Todos os cursos podem ser acessados no site da Comissão de Valores Mobiliários. 

Cursos na FGV

Já a FGV traz curso para ajudar a planejar a aposentadoria ajudando na conclusão de objetivos pessoais e/ou familiares nesse período da vida. A instituição oferece ainda formações voltadas a Organização do orçamento familiar e também ao gasto consciente . Os cursos estão disponíveis no site da Fundação Getúlio Vargas.