Cidadeverde.com

No PI, 44% das declarações de ITR não foram enviadas; prazo acaba 6ª

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

De um total esperado de 160 mil declarações em 2019, cerca de 90 mil (56%) foram transmitidas ao Fisco até esta sexta-feira (20). O número é ligeiramente inferior ao do ano passado que, a uma semana para o final do prazo, registrava 116.116 declarações de Imposto Territorial Rural (ITR).

Em 2018, foram entregues 165.530 declarações do ITR no Piauí, tendo sido arrecadados R$ 13.777.814,00. Os municípios que mais contribuíram para essa arrecadação foram os produtores de soja: Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí, Bom Jesus e Ribeiro Gonçalves, localizados na região sul do estado.

Com o prazo de entrega terminando em 30 de setembro, pessoas física e jurídicas devem evitar a multa por atraso, calculada a 1% do imposto devido por mês ou fração de mês em atraso, e valor mínimo de R$ 50,00. A falta de envio da declaração de imposto territorial rural impede a emissão de certidão negativa de débitos do imóvel rural, requerida para o produtor obter financiamento e crédito rural.

Acompanhamento do extrato do processamento da declaração – após o envio da declaração de ITR pela internet, o contribuinte obtém um número de recibo da entrega da declaração. A partir do número do recibo e do NIRF (Número do imóvel na Receita Federal), o declarante pode obter o extrato simplificado do processamento da declaração e verificar a necessidade de corrigir erros e omissões da declaração original.