Cidadeverde.com

Sete em cada dez brasileiros não conseguiram poupar em agosto

Foto: Pixabay / reprodução gratuita

Sete em cada dez brasileiros não conseguiram poupar dinheiro em agosto. 

Com o desemprego ainda alto - apesar de estar em queda - e o poder de compra comprometido, a maioria da população não consegue poupar, seja para realizar um sonho, garantir uma aposentadoria melhor ou até mesmo para resolver imprevistos.

A constatação é de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Quem conseguiu poupar guardou, em média, R$ 546,61.

Dentre esses poupadores, 66% colocam dinheiro na caderneta de poupança, com a justificativa da facilidade de resgate (clique aqui para entender as regras da poupança). 21% acreditam não ter dinheiro suficiente para diversificar aplicações. (clique aqui e aqui para ver como aplicar a partir de R$ 30).

Somente 16% dos que poupam guardam pensando na aposentadoria e 42% tiveram de resgatar ao menos parte do dinheiro poupado.

Entre os brasileiros que não pouparam nenhum centavo, 40% justificam possuir uma renda muito baixa, o que inviabiliza ter sobras no fim do mês. Outros 18% foram surpreendidos por algum imprevisto financeiro, 15% fizeram gastos extras atípicos e 13% reconhecem ter perdido o controle sobre os próprios gastos.

Clique aqui para entender como fazer sua planilha de orçamentos.