Cidadeverde.com

Quase metade dos consumidores recorreram ao crédito em agosto

Foto: Pixabay / reprodução gratuita

A maior disponibilidade de crédito oferecida pelas instituições financeiras tem levado o consumidor a usar cada vez mais algum tipo de modalidade, seja empréstimo, financiamento, crediário ou cartão de crédito. 

Dados do Indicador de Uso de Crédito, apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), revelam que 49% dos brasileiros recorreram ao crédito em agosto, representando um aumento de 8 pontos percentuais na comparação com o mesmo período do ano passado. 

O Indicador, que busca medir o uso das principais modalidades de crédito pelo consumidor, atingiu 32,4 pontos em agosto ante 30,8 pontos registrados em julho. A média histórica do indicador é de 28,3 pontos e, desde março deste ano, tem se mantido acima dos 30 pontos. 

Pela metodologia, o indicador varia de zero a 100, sendo que quanto mais próximo de 100, maior o uso das modalidades; quanto mais distante, menor o uso.

Dados do Banco Central mostram um aumento de 11% em 12 meses na concessão de crédito para o consumidor, chegando a R$ 1,9 trilhão em agosto, o que contribui para o número de pessoas que utilizaram crédito alcançar o maior patamar desde janeiro de 2017. 

Cartão de crédito

A principal modalidade de crédito utilizada pelos brasileiros continua sendo o cartão de crédito. Ele foi citado por 44% dos consumidores. Em segundo lugar aparece crediário (11%) e em terceiro, empréstimo (8%). 
Outros 7% mencionaram o cheque especial e 5% os financiamentos.