Cidadeverde.com

Abertura de filiais será simplificada a partir desta segunda-feira (14)

Foto: Letícia Santos / Arquivo Cidadeverde.com


A partir desta segunda-feira (14), o empreendedor piauiense que quiser abrir filiais em outros estados basta se dirigir à Junta Comercial do Piauí. Da mesma forma, empreendedores de outros estados que queiram abrir filiais aqui não precisam mais se deslocar até o Piauí para fazer o cadastro. Tudo será feito na Junta Comercial de onde fica a sede da empresa.

As juntas comerciais implantaram um sistema que simplifica o processo de abertura, alteração e baixa de filiais, refletindo em vantagens para o empreendedor, como redução de custos e de tempo, já que ele não precisa mais se deslocar à Junta dos demais estados.

"Todo ato cadastral será aprovado pela Junta Comercial sede da matriz da empresa, ou seja, se uma empresa com sede em Teresina abrir uma filial em Timon, todo o processo será aprovado na Jucepi que comunicará o ato para a Junta Comercial do Maranhão”, explica a presidente da Jucepi, Alzenir Porto.

Com isso, o empreendedor deixa de arcar com custos de deslocamento e pagar taxas de registro em diversas Juntas Comerciais. Além disso, elimina-se o risco de o empreendedor não informar a existência de filial em algum estado.

Como vai funcionar

Situação 1: Matriz no Piauí e abertura de nova filial no Maranhão.

O ato de abertura da filial do Maranhão é protocolado na Jucepi no portal Piauí Digital. Não é mais necessário o deslocamento ou entrega de documento na Junta Comercial do Maranhão.

Situação 2: Matriz no Maranhão e abertura de filial no Piauí.

O ato de abertura da filial no Piauí é protocolado na Junta Comercial do Maranhão. As pesquisas prévias de viabilidade de endereço e nome empresarial continuam a ser deferidas pelo município piauiense onde será instalada a filial e pela Jucepi no portal Piauí Digital.