Cidadeverde.com

Sebrae Piauí realizará bate-papo sobre economia criativa na quinta-feira (17)

Foto: Pixabay / reprodução gratuita


Nesta quinta-feira (17), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, realizará um Bate-Papo com Criativos. O encontro terá início às 16h30, no Teatro 4 de Setembro, no centro de Teresina, contando com a participação de profissionais dos segmentos de design, audiovisual, música, artes cênicas e gastronomia.

“A ação consiste em uma aproximação inicial com o público criativo para debater sobre a economia criativa no Estado. Também informaremos o grupo sobre o lançamento de um edital voltado para esse setor”, destaca a analista do Sebrae no Piauí, Thais Altino.

Nesse bate-papo, o consultor do Sebrae em Pernambuco, André Luís Lira, apresentará casos de sucesso e boas práticas do setor de economia criativa em outros Estados.  Lira é músico, empreendedor, consultor de negócios dos setores da economia criativa e ainda executa projetos de desenvolvimento territorial, baseados nesse novo modelo de economia.

O que é economia criativa

Economia criativa é o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico. A indústria criativa estimula a geração de renda, cria empregos e produz receitas de exportação, enquanto promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano. A economia criativa abrange os ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade, cultura e capital intelectual como insumos primários.

Segundo o Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil, publicado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), em dezembro de 2016, a área criativa gerou uma riqueza de R$ 155,6 bilhões para a economia brasileira no ano anterior ao estudo.