Cidadeverde.com

Economia Fácil traz 7 dicas para economizar no supermercado

 

 

Apesar do preço de algumas frutas e legumes estar caindo nos últimos meses, a conta do supermercado ainda assusta. Se você quer fazer seu dinheiro sobrar no final do mês, economizar na compra de comida é um passo importante.

Mas não precisa passar fome. O que vai ajudar a economizar é o planejamento. Então, anota aí sete dicas para que você otimize suas compras.

Dica número 1 – monte um cardápio antes de fazer a lista.

Quando você define o cardápio da semana, fica sabendo exatamente quais ingredientes precisará comprar e a quantidade necessária. Isso, além de evitar o desperdício, vai deixar sua semana bem mais prática.

Dica número 2 – monte a lista por seção e vá direto ao ponto.

Você deve separar os grupos. Por exemplo: coloque primeiro tudo que você vai precisar da seção de cereais – arroz, feijão, farinhas... Depois coloque o que precisa da seção de temperos, depois da seção de limpeza e higiene pessoal e por aí vai. Essa organização vai evitar que você fique passeando pelos corredores, dando chance às tentações.

Dica número 3 – não vá com fome, nem com pressa.

É cientificamente comprovado que quando você está com fome, compra mais comida do que precisa. Isso acontece até mesmo num restaurante, já percebeu?

A pressa também não ajuda a economizar. Quando você quer terminar logo, acaba não verificando todas as opções disponíveis e leva o que vê primeiro. Falando nisso, as prateleiras que ficam à altura dos seus olhos, geralmente, têm os produtos mais caros. Esse é um truque dos supermercados, então, é bom checar as prateleiras mais baixas e mais altas.

Dica número 4 – faça compras semanais e aproveite as promoções.

Ir ao supermercado somente uma vez por mês resulta numa quantidade significativa de produtos que perdem a validade antes de serem consumidos. Você não tem como planejar bem uma compra tão grande, por isso, é melhor ir semanalmente. Assim, você também pode aproveitar as melhores promoções.

Por exemplo, as frutas ficam mais baratas na quarta-feira e as bebidas e carne ficam bem mais caras no final de semana. Hoje muitos supermercados têm aplicativos para você acompanhar os preços. Você precisa ficar atento a isso.

Dica número 5 – estipule um valor máximo.

Se você tem dificuldade de se controlar mesmo fazendo a lista certinha, leve o dinheiro em espécie e use a calculadora para não passar do limite.

Dica número 6 – não leve crianças.

A não ser que você tenha paciência para dar uma boa aula de educação financeira na hora do supermercado, é melhor deixar os filhos em casa porque se uma coisa é certa é que as crianças pedem coisas o tempo todo. Isso pode tirar seu foco e deixar você com pressa.

Dica número 7 – verifique a linha própria do supermercado e compre no atacado.

Os produtos fabricados pela rede de supermercados que você frequenta certamente têm preços mais baixos que os demais, vale dar uma olhada. Outra coisa, se você tem como juntar alguns familiares ou amigos, compre alguns itens no atacado, porque saem bem mais em conta.

O quadro Economia Fácil é exibido todas as quinta-feiras, no Notícia da Manhã. Veja abaixo os quadros anteriores:

Economia Fácil mostra o quanto cada eletrodoméstico gasta de energia

Economia Fácil mostra situações em que você deve parcelar as compras

Economia Fácil explica rendimentos e demais regras da poupança

Economia Fácil: entenda como funcionam os investimentos nos títulos do Tesouro Direto

Economia Fácil: saiba como calcular seus rendimentos em LCI e LCA

Saque do FGTS pode ajudar a quitar ou negociar dívidas

Economia Fácil: atenção para não cair no cheque especial sem perceber

Economia Fácil explica como vai funcionar a criptomoeda do Facebook

Economia Fácil: como fazer e onde investir a reserva de emergência

Economia Fácil: o passo a passo para fazer sua planilha de orçamento

Economia Fácil: como planejar metas para alcançar objetivos financeiros

Economia Fácil: entenda como será o saque anual do FGTS