Cidadeverde.com

Começa amanhã a penúltima reunião do Copom para definir a taxa Selic

Foto: Arquivo / Agência Brasil

Inicia na terça-feira (29), a penúltima reunião do ano do Comitê de Política Monetária (Copom) para definir a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic. Atualmente em 5,5% ao ano, a taxa já está no menor patamar da história e a previsão é cair a 4,5% até o final de 2019, segundo estimativas do mercado financeiro.

A reunião termina apenas na noite do dia 30. Os analistas de mercado estimam que nesse encontro, especificamente, a Selic deve cair de 5,5% para 5% - o que significa um corte de 0,25 ponto percentual. E somente no próximo encontro, nos dias 10 e 11 de dezembro, a taxa caia para 4,5% ao ano.

No final de julho, o Copom iniciou um ciclo de cortes, reduzindo a Selic em 0,5 ponto percentual para 6% ao ano. Em setembro, a Selic foi reduzida novamente em 0,5 ponto percentual.

Para o mercado, existe espaço para cortar os juros porque a inflação está controlada - deve fechar o ano em 3,26% e deve ficar em 3,66% em 2020, portanto abaixo da meta. A taxa básica de juros é o principal instrumento do banco para controlar a inflação.