Cidadeverde.com

Site Os Mosqueteiros completa 9 anos de sucesso no mercado piauiense

Sites de descontos e promoções estão consolidados no mercado desde o boom da compra coletiva, em 2010. Para os brasileiros que estão sempre interessados em fazer economia, essa modalidade tem crescido de forma exorbitante.

No Piauí, não é diferente. Para se ter uma ideia, no site Os Mosqueteiros, primeiro site de descontos lançado no estado, já foram publicadas mais de 5 mil ofertas.

O sucesso reflete a soma de dois fatores. O primeiro deles é o baixo preço das ofertas, que atrai diferentes públicos ávidos por promoções que realmente valham a pena. Em 9 anos de existência, o site Os Mosqueteiros já proporcionou aos piauienses uma economia superior a R$ 53 milhões.

Para quem gosta de economizar, essa é uma excelente estratégia. Além do pagamento no boleto, a possibilidade de dividir a compra no cartão também é uma vantagem importante, já que nem todos os estabelecimentos aceitam o parcelamento. Não é à toa que a quantidade de clientes cadastrados no site chega a quase 160 mil, com mais de 528 mil cupons gerados até o momento.

Na outra ponta, a diversidade de ofertas atrai parceiros de vários setores, seja ela da área de estética, culinária ou automotiva. Para a empresa parceira, além de atrair mais clientes pelo preço oferecido, a divulgação feita nas redes sociais do site ajuda a reforçar a marca e atingir maior público.

O início de tudo

A primeira oferta lançada no site foi uma lavagem de carro no Posto Avant, no dia 20 de novembro de 2010, há exatos 9 anos. Fora do estado, essa modalidade de negócios já era febre. Sites americanos, como o Groupon, foram os pioneiros a iniciarem a atividade no Brasil. Depois as empresas nacionais entraram na onda.

Nesse período, cinco sócios estavam abrindo uma empresa de tecnologia e comunicação, a Chipy Desenvolvimento Web, que une profissionais de várias áreas. Era o início de uma startup e Os Mosqueteiros foi o primeiro projeto criado.

"Queríamos um serviço inédito aqui na cidade, que explorasse novas possibilidades. Não havia, naquele momento, serviço semelhante em Teresina. Então iniciamos uma corrida para estruturar tudo. O boom do modelo de negócios no âmbito nacional nos ajudou a explicar para compradores e empresas parceiras como tudo funcionava", conta Camila Guimarães, diretora de Marketing e uma das sócias fundadoras da startup.

A completa estrutura que alia tecnologia, atendimento comercial, publicidade e administração garantiu o pioneirismo e a consolidação do projeto no estado.

De lá pra cá, o modelo de negócio sofreu transformações. Dois sócios seguiram para outras atividades e a empresa continuou com os sócios-fundadores: Thiago Bezerra (Diretor Administrativo), Camila Guimarães (Diretora de Marketing) e Hildoane Viana (Diretor de TI), focados em levar para seus clientes descontos e novas experiências através do e-commerce. Para que o site se mantenha no ar, é necessária o envolvimento de mais cinco colaboradores, do atendimento ao cliente à direção de arte.

"Buscamos acompanhar mudanças globais e, com a nossa experiência e conhecimento do mercado local, estamos completando 9 anos de atividades intensas no ramo. São 9 anos de descontos e anúncios, sempre proporcionando um ambiente seguro de compra e oferecendo suporte para empresa e cliente durante o período de vendas e de atendimento", completa Camila Guimarães.

Apesar de também já serem o maior site de desconto do estado, o trabalho de expansão não para. Atualmente, a home do site foi modificada para aprimorar a divulgação de, pelo menos, 120 ofertas que estão no ar semanalmente. Além disso, está sendo finalizado um aplicativo que eliminará a apresentação de papel (voucher) nos estabelecimentos parceiros.

"Já estamos realizando testes com os parceiros para que todos estejam prontos para essa mudança. Além do aplicativo, que está sendo criado com muito cuidado para que funcione de forma plena e constante, já realizamos uma grande mudança de layout no primeiro semestre e a meta é estar com tudo isso em funcionamento, e ter ainda outras novidades até antes do nosso próximo aniversário", comemora a diretora de marketing.