Cidadeverde.com

Imóveis residenciais do Centro poderão ter isenção do IPTU em 2020

Foto: Yasmim Cunha / Cidadeverde.com


Imóveis residenciais do Centro de Teresina poderão ser isentos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) a partir de 2020. A prefeitura enviou projeto de Lei para a Câmara de Vereadores, com o objetivo de interromper a evasão constante de moradores da região e revitalizar o comércio do local.

Segundo o secretário municipal de Finanças, Francisco Canindé, a prefeitura recebe, atualmente, cerca de R$ 2 milhões com o IPTU de moradias do Centro de Teresina. "O projeto quer incentivar que as pessoas fiquem no Centro, que não saiam. Até porque quanto mais longe se mora, mais se gasta com tudo. E nos últimos cinco anos, tivemos uma redução drástica no número de moradores, de cerca de 10%", explica o gestor.

Canindé ressalta as vantagens de morar no Centro. "É um bairro que tem tudo muito perto, tem banco, hospital, espaço de lazer. Precisamos incentivar mais a moradia", diz.

Se aprovado na Câmara e sancionado pelo prefeito Firmino Filho (PSDB), os imóveis residenciais que ficam entre a Avenida Miguel Rosa, Joaquim Ribeiro e Maranhão não terão mais que pagar IPTU. Não há alteração quanto aos imóveis comerciais. 

Outro projeto da prefeitura isenta de 20% até o limite de R$ 1 mil o IPTU para empreendimentos que tenham energia solar.