Cidadeverde.com

Vendas no comércio piauiense crescem 1%, mas acumulado do ano é negativo

Foto: arquivo Cidade Verde


O volume de vendas do comércio varejista piauiense cresceu 1% entre outubro e novembro deste ano, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apenas cinco estados da federação tiveram resultado negativo: Amapá e Rio Grande do Norte (-0,7%), Santa Catarina e Distrito Federal (-0,6%) e Mato Grosso (-0,1%).

O melhor desempenho foi o registrado em Roraima, que teve alta de 9,3%. O Piauí está em 14º lugar, juntamente com São Paulo, Rio de Janeiro e alagoas. 

No Brasil, o crescimento do comércio varejista nesse período foi de 0,6%.

Comércio varejista ampliado 

No comércio varejista ampliado, o resultado do Piauí, entre outubro e novembro, foi negativo (-0,5%) - o mesmo resultado apresentado pelo Brasil.

Nesse aspecto, além do Piauí, outras 13 unidades da Federação tiveram desempenho negativo.

Novembro 2019 x novembro 2018

Frente a novembro de 2018, a variação das vendas do comércio varejista nacional foi de 2,9%, com predomínio de resultados positivos em 22 das 27 unidades da Federação.

Mas nessa comparação, o Piauí teve o pior desempenho do país, com queda de 1,7% no volume de vendas e queda de 4,3% no comércio varejista ampliado. 

Acumulado

No ano, o comércio varejista do Piauí acumula perda de 7,1% no volume de vendas. É o pior resultado do país.

Receita

Entre outubro e novembro, a receita do varejo cresceu 0,6%. Entre novembro de 2019 e o mesmo mês do ano anterior, cresceu 0,5%, mas acumula queda de 3,8% no acumulado do ano.