Cidadeverde.com

Proposta reduz impostos para segurar alta dos preços da carne bovina

Foto: Roberta Aline / Cidadeverde.com

Tramita no Senado Federal um projeto de lei que reduz as alíquotas sobre o ICMS nas operações interestaduais relativas à carne bovina. O objetivo é evitar que a população diminua o consumo de carne bovina por causa do alto preço. A proposta é do senador Eduardo Braga (MDB-AM) e aguarda a indicação de um relator na CAE.

De acordo com o texto, essas alíquotas passarão dos atuais 7% e 12%, a depender da origem e do destino das operações, para 3,5%, nas operações realizadas nas regiões Sul e Sudeste destinadas às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e ao estado do Espírito Santo. A alíquota será de 6% nas demais operações.

“Se, por um lado, essa conjuntura é considerada promissora para o setor produtivo, que vê condições favoráveis para ampliar investimentos, bem como suas margens de rentabilidade, por outro, aumenta o custo de vida da população e comprime ainda mais o orçamento das famílias, que já se encontra deveras pressionado em razão do longo período de estagnação econômica que o país vem enfrentando”, argumenta o senador.

36% de aumento
De acordo com dados divulgados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP), o preço do boi gordo subiu 23,27% em novembro de 2019, e atingiu o pico de valorização de 36,45% no final do mesmo mês.