Cidadeverde.com

Economia Fácil explica como funciona o Cadastro Positivo

Na semana passada foi liberada a consulta ao cadastro positivo. Mas você sabe o que significa isso?

O cadastro positivo é um histórico de comportamento financeiro, formado pelas contas que você paga em dia e pelas que você deixa de pagar. É basicamente um currículo financeiro.

Eu vou dar um exemplo pra ficar mais claro: toda vez que você paga sua fatura do cartão de crédito em dia e de forma integral, você ganha pontos. Por outro lado, quando você atrasa, paga só o mínimo da fatura ou não paga nada, você perde pontos.

Isso vale para todas as contas que você tem: água, luz, internet, financiamentos, empréstimos... Todos os boletos entram nessa regra.

Entre ganhos e perdas de pontos, será montado o seu score, que é a sua pontuação final. Esse score varia de 0 a 1.000. Quanto mais próximo de 1.000, melhor pagador você é.

E é exatamente isso, o seu score, que as empresas irão ver, a partir de agora, de forma automática, toda vez que você solicitar crédito, empréstimo, ou financiamento. Essas empresas só terão acesso a informações mais detalhadas, como o tipo de conta que você tem e valores que pagos, se você autorizar.

Todo esse histórico é administrado por quatro birôs de crédito: SPC, Serasa, Boa Vista e Quod. As lojas, bancos e outras instituições que concedem crédito consultarão os dados desses quatro birôs.

Vantagem

A grande vantagem do cadastro positivo é que antes, só era analisado se seu nome estava ou não negativado (o famoso nome sujo) e, se estivesse, era praticamente impossível conseguir crédito.

Agora, serão avaliadas também suas contas pagas em dia – ou seja, muito mais coisas serão levadas em conta para definir sua capacidade de pagamento.

Para os bons pagadores (os que têm o score elevado), a expectativa é que as taxas de juros fiquem menores, já que o risco de inadimplência é considerado menor.

Outra coisa importante é que essas informações são suas. Você pode acessar seu score e outros dados computados a qualquer momento, pelo site desses birôs.

Mas, se você ainda não está confortável com a inclusão automática no cadastro positivo, você pode solicitar a exclusão. Basta acessar o site de um dos quatro birôs e fazer o pedido. Você também pode fazer isso presencialmente, pelos correios ou por telefone.

E não precisa fazer isso em todos os quatro birôs, apenas em um. Eles deverão compartilhar as informações e em dois dias, você está fora do cadastro positivo.

Veja abaixo os links para pedir a exclusão:

No Serasa, o cancelamento é feito por este link.

Na Boa Vista, você cancela clicando aqui.

No SPC, você cancela por aqui.

No Quod, você acessa o cancelamento por aqui.

Esse processo é completamente gratuito. E se depois você mudar de ideia, pode pedir pra voltar ao cadastro. 

O quadro Economia Fácil é exibido todas as quinta-feiras, no Notícia da Manhã. Veja abaixo os quadros das últimas semanas:

Economia Fácil explica por que não se deve deixar a dívida prescrever

Economia Fácil: como a mudança na Selic impacta no seu bolso

Economia Fácil traz dicas sobre como financiar o próprio negócio

Economia Fácil: os 5 erros mais comuns na hora de começar um negócio

Economia Fácil: os prós e os contras de abrir uma franquia