Cidadeverde.com

Sem variação em dezembro, setor de serviços cai 5,6% no acumulado de 2019

Foto: Arquivo / Cidadeverde.com


Apesar das expectativas para o final do ano, o mês de dezembro, no Piauí, não registrou alteração no volume do setor de serviços entre novembro e dezembro de 2019. Já na comparação com dezembro de 2019 com dezembro de 2018, houve queda de 3,6% no setor. 

Com isso, o Piauí fechou o ano com queda de 5,6% no volume de serviços. Foi o terceiro pior resultado do país - só não foi pior que o Mato Grosso (-6,5%) e o Acre (-7,1%).

A receita do setor teve crescimento de 0,3% entre novembro de dezembro do ano passado, e caiu 1,1% na comparação com dezembro de 2018.

No acumulado do ano, a receita teve queda de 4,7% - pior resultado entre os estados brasileiros.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (13), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em âmbito nacional, o volume de serviços prestados subiu 1,4% no quarto trimestre de 2019 ante o terceiro trimestre do ano passado. "Os serviços ganham ritmo. No terceiro trimestre de 2019 ante o segundo trimestre, a alta tinha sido de 0,9%", apontou Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa no IBGE. Na comparação com o quarto trimestre do ano anterior, houve alta de 2,1% no volume de serviços prestados no quarto trimestre de 2019.

Ontem (12), o IBGE divulgou os dados do comércio brasileiro. No Piauí, apesar da leve alta de dezembro, o acumulado do ano registrou queda de 6% no volume de vendas - o pior resultado do país.