Cidadeverde.com

40% dos contribuintes ainda não pagaram o IPTU deste ano

Em meio às péssimas expectativas sobre os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a prefeitura de Teresina enfrenta a alta inadimplência no pagamento do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano). Cerca de 40% dos contribuintes ainda não honraram o débito referente a este ano. O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), alerta que isso tem impactado negativamente nas finanças e anuncia a estratégia: muita cautela. "Nós temos que ter um pouco mais de prudência, diminuir o ritmo das obras e temos que nos preocupar muito com os gastos de manutenção, mas não podemos deixar de estar presentes, fazendo aquilo que é possível junto às comunidades", declarou o prefeito. 

Este ano, quem optou pelo pagamento do IPTU em cota única teve desconto de 7%. No total, 15.915 contribuintes optaram pelo parcelamento, que somam R$ 10 milhões quando concluído. A inadimplência é maior entre os proprietários de imóveis com valores mais elevado. O IPTU arrecadado em 2014 foi da ordem de R$ 44 milhões.

Os contribuintes que não puderam pagar IPTU podem reimprimir os boletos com os cálculos atualizados pela internet. O serviço está à disposição no site da prefeitura (acesse o banner “Prestação de serviços”, e depois a seção links importantes, localizado na parte inferior da página).