Cidadeverde.com

Prefeitura lançará nesta quinta (27) edital de licitação para novos táxis

Atualizada às 15h59

A Strans já lançou nesta quinta-feira (27), no Salão Nobre do Palácio da Cidade, o edital de licitação de alvarás para táxi. A prefeitura pretende deixar a relação de táxi por habitante mais adequada à realidade de Teresina. Atualmente, a cidade conta com 1.556 taxistas regulamentados. Serão abertas mais 484 vagas.

“Inicialmente fizemos uma modificação no regulamento de táxis para adequar a atual realidade, em seguida começamos a elaborar o edital de licitação, que será lançado amanhã”, acrescentou Marcus Vinícius Moraes, presidente da Comissão de Licitação do Táxi.

Dentro das vagas disponibilizadas, o edital prevê a destinação de 2% do total (40 veículos) para carros de transporte exclusivo para pessoas com deficiência e 1% de táxis com acessibilidade para cadeirantes. Ainda dentro das reservas, 10% das vagas estão destinadas à concorrência feminina.

O documento prevê os critérios de pontuação da disputa, que leva em consideração tanto o veículo (itens de segurança, documentação, etc.) como o motorista (CNH, tempo de atuação profissional, quantidade de filhos, quantidade de pontos na carteira, entre outros). Os concorrentes deverão ter, no mínimo, 24 meses de habilitação para dirigir. A nota máxima que poderá ser atingida é 180 pontos para o veículo normal e 240 pontos para o transporte eficiente.