Cidadeverde.com

Especialista dá 7 dicas sobre como se tornar "hiper produtivo" no trabalho

Um dos principais desafios para se tornar um bom profissional hoje em dia é saber lidar com a dinâmica do mercado e exercer as tarefas dentro do prazo. Algumas pessoas têm mais dificuldades quanto a isso, principalmente se tiverem que manter uma rotina proveitosa no dia a dia. Em artigo no LinkedIn Pulse, o consultor Travis Bradberry, autor do best-seller "Emotional Intelligence 2.0" (TalentSmart, 2009) afirma que pessoas "hiper produtivas" são aquelas que aproveitam ao máximo o tempo no trabalho sem qualquer esforço adicional. Ele cita os 7 passos para se tornar um deles:

1. Não tocar duas vezes na mesma tarefa - Pessoas extremamente produtivas têm um hábito em comum: resolvem os problemas por completo assim que eles aparecem. Por isso, a dica é não adiar telefonemas, reuniões e tarefas de que você pode cuidar agora. Assim, você não gasta energia e tempo duas vezes com a mesma atividade.

2. Não sair do escritório sem programar o dia seguinte - Tem tarefas inacabadas? Permaneça no trabalho até concluí-las, se for possível. Pessoas com rotinas altamente eficazes terminam suas atividades e organizam o próximo dia antes de ir embora, diz Bradberry. Essa prática garante que a próxima jornada seja produtiva.

3. Não sucumbir à urgência - Gastar muito tempo resolvendo problemas urgentes não é garantia de que o trabalho renda. De acordo com o especialista, o importante é saber distinguir e priorizar qual "incêndio" realmente vale a pena ser apagado e qual só vai atrasar a sua agenda.

4. Delegar tarefas - Profissionais especialmente produtivos não têm problemas em passar o trabalho adiante. Em outras palavras, eles sabem que não são os únicos funcionários competentes da empresa e confiam no potencial dos colegas para que possam se concentrar em seu próprio trabalho.

5. Fazer uma coisa de cada vez - Segundo uma pesquisa recente da Stanford University, desempenhar várias funções é menos produtivo que realizar uma por vez. Isso porque quem é bombardeado por várias fontes de informação não presta atenção no que está fazendo e tem mais dificuldades de memorização. Evitar o "multitasking", portanto, é essencial para render no trabalho, já que o cérebro não consegue executar duas tarefas com excelência ao mesmo tempo.

6. Dizer "não" - Essa palavra é poderosa na hora de aumentar sua produtividade. Segundo Bradberry, quanto maior a dificuldade em dizer "não", maiores são as chances de sofrer por estresse e esgotamento. Mas fique atento: "não" é "não". Evite falar frases como “não acho que posso”, “não estou certo se”, “não tenho certeza”.

7. Conferir e-mails de forma estratégica - Entrar na caixa de entrada do e-mail a cada mensagem que chega é uma interrupção desnecessária. Para evitar essa perda de tempo, use a tecnologia a seu favor: organize suas mensagens em grupos de interesse, crie alertas para contatos importantes e configure uma resposta automática em casos específicos.