Cidadeverde.com

Sinal analógico das TVs começa a ser desligado dia 29 de novembro

O início do desligamento do sinal analógico da televisão está previsto para o dia 29 de novembro deste ano. A confirmação foi dada pelo ministro das Comunicações, André Figueiredo. O primeiro município que terá o sinal interrompido é o de Rio Verde, em Goiás. O sinal será desligado aos poucos no país e a conclusão do processo de transição para a TV Digital está prevista para 2018.

O segundo desligamento ocorrerá em Brasília e está previsto para abril de 2016; depois será São Paulo, seguido de Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. Em Teresina, a data prevista para o desligamento total do sinal digital é 26 de agosto de 2018. Os telespectadores verão o informe sobre esse prazo final no rodapé da programação que estiver assistindo. 

Quem não possui TV Digital e não planeja trocar de televisor, a opção é adquirir um conversor digital, que transforma o sinal digital que chega na casa em um sinal compatível com a TV usada. O aparelho deve ser escolhido de acordo com a televisão, por isso, é preciso se informar bem sobre o modelo a ser comprado. Para cada TV da casa, é preciso ter um conversor individual para receber o sinal.