Cidadeverde.com

Edital para subconcessão da Agespisa será lançado dia 20 de dezembro

FOTO: Thiago Amaral / Cidadeverde.com

O secretário estadual de Governo, Merlong Solano (PT), informou que o edital para a subconcessão da Agespisa será lançado em 20 de dezembro e que a empresa vencedora deve assinar o contrato já no mês de fevereiro de 2016. O gestor garantiu, entretanto, que não haverá modificações nem na tarifa de água e nem no salário dos servidores.

"O contrato prevê a subconcessão de água e esgotamento em Teresina. Consta também o conjunto de metas que a empresa terá que cumprir e ela terá que responder junto ao Estado e à Prefeitura. A universalização terá que acontecer em um curto prazo. Em Timon, por exemplo, ocorreu em um ano. Já em relação ao esgotamento, o prazo é mais elástico", completou Merlong.

O secretário afirmou que a tarifa social não será excluída. "Isso continuará existindo, está previsto no edital preliminar que já está pronto. Com relação à tarifa regular, a cobrança vai continuar como hoje e qualquer reajuste terá que ser apresentado à Prefeitura, que dará o aval ou não, assim como acontece hoje com a água e com o transporte público", explica.

Merlong acrescentou que a mudança também não vai provocar prejuízos nos salários dos servidores da Agespisa. Disse ainda que a empresa contratada terá que investir, de imediato, R$ 90 milhões, para garantir o afastamento dos funcionários aposentados. "Ninguém será demitido, nem sofrerá redução salarial. Os servidores estarão protegidos pelo Plano de Cargos e Salários, que tem reajustes anuais. Mas, os funcionários que têm 70 anos ou mais entrarão no plano de aposentadoria, como está previsto", finalizou.