Cidadeverde.com

Brasil é o 74º em ranking global de educação financeira

A Pesquisa Global de Educação Financeira da Standard & Poor’s revela que o Brasil ocupa a 74ª posição no ranking mundial que mede o nível de educação financeira. O país ficou atrás de nações que estão entre as mais pobres do planeta, como Madagascar, Togo e Zimbábue. O estudo avaliou 144 países, através de 150 mil adultos entrevistados. 

Para analisar os entrevistados, foram feitas cinco perguntas que independiam do contexto socioeconômico dos países. Quem conseguia responder ao menos três perguntas, era considerado financeiramente educado. No Brasil, apenas 35% dos entrevistados acertaram ao menos três dos tópicos abordados.

O país com a população mais educada financeiramente é a Noruega, onde 71% dos entrevistados passaram no teste. Em segundo lugar ficou a Dinamarca, com 71%, e em terceiro lugar a Suíça, com 71%. O Iêmen ficou no último lugar do ranking, com apenas 13% dos entrevistados passando no teste. A Albânia ficou na penúltima posição, com 14%, e o Afeganistão ficou no antepenúltimo lugar, com 14%.