Cidadeverde.com

Pesquisa internacional: Teresina terá 3º maior crescimento de consumo do país

 

FOTO: Raoni Barbosa  

Teresina é uma das sete cidades brasileiras de porte médio em que a previsão de crescimento do consumo das famílias é superior a 10% entre os anos de 2014 e 2019. De acordo com o Euromonitor Internacional - que avalia as tendências sobre o futuro do mercado consumidor no mundo, a capital do Piauí é a terceira do ranking de crescimento real no consumo das famílias deste período, com 12% de projeção, ficando atrás apenas de Cuiabá (13%) e de São Luís (15%); e superando cidades com Vitória (7,8%), Brasília (7%), São Paulo (6,5%) e Rio de Janeiro, que está em última colocação.

Os desafios do país

O estudo avalia que, oferecer uma gama de opções de pagamento é essencial e, ao contrário das economias avançadas, muitos mercados emergentes têm grandes populações fora do sistema bancário. No Brasil, por exemplo, mais de um terço da população acima de 15 anos não possuía conta bancária em 2014. A fim de atingir um público maior, varejistas online devem, portanto, fornecer a maior variedade possível de métodos de pagamento.

Enquanto em países como o Reino Unido e os EUA os pagamentos são basicamente realizados online, com um cartão bancário ou uma moeda digital comum (como o PayPal), em países como a China os pagamentos são feitos em terminais de rua independentes, créditos de telefone celular, por meio de uma seleção de criptomoedas (estrangeiras e nacionais), moedas digitais, carteiras online e, claro, em dinheiro no momento da entrega. Essa gama permite que todo o espectro de usuários da Internet encontre o meio de pagamento que lhe for mais conveniente, e ajudou a fazer da China o mercado de comércio eletrônico com expansão mais acelerada entre 2009 e 2014, apresentando um aumento real de mais de 4.000% em valor.

Clique aqui para ver a pesquisa na íntegra.