Cidadeverde.com

Comitê elabora moeda própria para fomentar comércio na Vila da Paz

A comunidade da Vila da Paz, zona Sul de Teresina, está em processo de elaboração de uma moeda específica para a região, através da criação de um banco comunitário. O objetivo é fortalecer e incrementar o comércio entre os moradores da vila, fomentando a economia local e estimulando novos negócios como forma de enfrentar, principalmente, o momento de crise econômica.

O economista Fernando Galvão, assessor técnico de fortalecimento do comércio local, explica que a implantação de uma moeda própria faz parte do projeto social realizado pela Prefeitura de Teresina na Vila da Paz. "A gestão municipal está fazendo uma série de obras físicas e um projeto social no bairro. Já realizamos oficinas sobre a moeda que queremos implantar e agora é preciso que a comunidade abrace a ideia para poder funcionar", acrescenta.

A intenção é apresentar o projeto à Prefeitura até o dia 23 de dezembro deste ano. "Já temos um comitê formado e depois vamos apresentar aos demais parceiros, como ao Instituto Palmas, em Fortaleza, que poderá dar apoio na criação do banco comunitário. Queremos incentivar os pequenos negócios populares e essa é uma alternativa viável", completa o economista.