Cidadeverde.com

Miniempresa: Jovens carentes terão curso sobre como montar um negócio

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo fechou convênio com a Junior Achievement  (J.A, associação educativa sem fins lucrativos) para lançar o projeto "Miniempresa", que levará aos bairros mais carentes de Teresina um curso sobre empresas e negócios. O evento de lançamento ocorre nesta quinta-feira (11), às 8h30, no Centro CEU do Portal da Alegria. De acordo com o secretário Fábio Nery, o objetivo é dar aos jovens carentes noções de como montar uma empresa. "Eles conhecerão o processo desde a competição até a venda do produto. Serão aulas com conteúdo da J.A e, no final, será realizada uma feira para exposição e venda dos produtos criados", informou o gestor.

De início serão quatro turmas, com 45 alunos em cada uma. O curso terá carga horária, certificada, de 48 horas. As aulas serão ministradas tanto no CEU da zona Sul, no Portal da Alegria, como no CEU da zona Norte, na Santa Maria da Codipi.

O Programa Miniempresa proporciona a estudantes do 2º ano do Ensino Médio a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. É um programa acompanhado por quatro profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Neste programa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um miniempresário.