Cidadeverde.com

Walmart fechará pelo menos 30 lojas até janeiro; 12 no NE

Pelo menos 30 lojas da rede Walmart serão fechadas no Brasil até o início do mês de janeiro de 2016. A ordem é da matriz americana e já começou a ser cumprida. O total equivale a 5% das unidades abertas aqui. Até agora, só estão confirmados fechamentos em sete estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Alagoas e São Paulo, além do Mato Grosso do Sul, onde a tropa de choque precisou intervir, após confusão gerada pela queima de estoque.

Serão fechadas tanto lojas grandes, como os hipermercados Big (PR e SC) e Bom Preço (AL), como as pequenas e médias. No Nordeste estão previstas 12 desativações. Há especulações que lojas sejam fechadas na Bahia, na Paraíba, no Maranhão e no Ceará, mas até agora não há informações oficiais sobre isso.

A escolha das lojas que vão ser fechadas incluiu um estudo das regiões em que estão localizadas, do potencial de vendas e do custo para manter a unidade aberta. É por isso que foram encerradas algumas lojas em shoppings, que têm aluguel mais alto. O Walmart se negou a divulgar o número exato de lojas a ser fechado nas próximas semanas. Em nota, a empresa relacionou o enxugamento da operação ao "ambiente econômico do país".

Causas
No último trimestre fiscal, as vendas reais da rede no país tiveram queda de 0,4%, na comparação com o mesmo período do ano passado - o resultado desconsidera a forte desvalorização do real ao longo de 2015, que afetou o resultado em dólar da filial brasileira. Além disso, o fluxo de consumidores nas lojas caiu 3,1% no período.

A insistência no slogan "preço baixo todo dia" em um mercado movido por ofertas é um do problemas considerados pelas fontes. Há quem defenda que a rede jamais conseguiu tornar esse benefício realmente tangível para o consumidor.