Cidadeverde.com

Edital para subconcessão da Agespisa será lançado este mês

 

 

O secretário de Governo do Piauí, Merlong Solano (PT), afirmou que o edital para a subconcessão dos serviços da Agespisa será lançado ainda este mês e terá participação de grandes empresas, abrindo possibilidade também para as empresas internacionais. A previsão é de que já no mês de fevereiro o contrato seja assinado. "Percorremos um longo caminho no ano passado, com audiências públicas e debates. O edital está pronto, na Procuradoria Geral do Estado [PGE]. Esperamos recebê-lo de volta ainda este mês, para lançá-lo. Pretendemos concluir a licitação em fevereiro, para no mesmo mês já assinar o contrato", explicou o secretário. 

Após a licitação, o prazo para completar a cobertura do abastecimento de água é até 2018. Já o de esgotamento sanitário é até 2030. Ainda segundo Merlong, o investimento gira em torno de R$ 1,7 bilhão. "Esperamos ter logo essa interação público-privada. Temos grandes empresas interessadas e empresas do mundo todo poderão concorrer", completou.

Programa de Desligamento

Como já foi esclarecido pelo presidente do Instituto das Águas, Herbert Buenos Aires, os servidores efetivos da Casa terão três opções: migrar para outros órgãos públicos, continuar no instituto, ou aderir ao Programa de Desligamento Incentivado (PDI). A Agespisa tem 1.535 efetivos e 1.578 terceirizados - estes não terão garantias quanto à contratação, uma vez que a empresa que ganhar a licitação não poderá ser obrigada a manter os contratos terceirizados.