Cidadeverde.com

Os seis erros mais cometidos em currículos

O currículo ainda é peça fundamental na hora de conseguir o emprego desejado, mas muita gente comete erros básicos, como utilizar uma fonte grande ou pequena demais, ou desenhada demais (como a Castellar ou Comic Sans). Veja seis erros que os recrutadores geralmente não perdoam:

1. Sem informações para contato
No documento não podem faltar nome completo, bairro de residência, e-mail e telefone. É importante colocar o endereço até do link do perfil no LinkedIn.

2. Uso indevido do “control C, control V”
Demonstra preguiça. É comum encontrar CVs com descrições de responsabilidades idênticas, que são apenas recortadas da internet.

3. Falhas graves de português ou redação
Erros gramaticais muito grosseiros são imperdoáveis, assim como textos mal redigidos, confusos, ambíguos ou incoerentes. 

4. Layout extravagante
O ideal é um currículo simples e de fácil localização das informações. O documento precisa ter aparência sóbria, evitando logotipos e imagens em excesso.

5. Chavões e elogios a si mesmo
Usar adjetivos desgastados e vazios como “dedicado”, “proativo”, “ágil” ou “perfeccionista” para descrever o próprio comportamento é brega.

6. Tamanho insuficiente ou exagerado
As principais informações têm que estar presentes. Página única é sucinto demais, mas passar de 5 páginas é muito grande.