Cidadeverde.com

Veja 7 dicas para economizar e não passar sufoco pós carnaval

Planejar os gastos é uma tarefa necessária até mesmo no Carnaval! Para não perder o controle das finanças e continuar feliz depois da festa do Momo - especialmente em um momento de crise financeira - a coluna Economia & Negócios, do Cidadeverde.com, reuniu 7 dicas de especialistas em finanças. Veja:

1) Estipule um valor máximo
Se você só tem R$ 500 para gastar, controle os gastos para incluir todos nesse valor, contando com transporte, alimentação e demais itens. Não esqueça de colocar uma margem a mais, para evitar imprevistos.

2) Divida o orçamento por dia
É importante calcular uma média de gastos em cada festa que você vai participar, para não cair na tentação de gastar mais do que deve. Uma dica é, antes de dividir o orçamento por dia, separar uma parte do total (10%) para imprevistos e deixá-la reservada.

3) Faça prévias
Os chamados "esquentas" - que é comer e beber antes de sair de casa - são importantes para economizar nas festas. Pode até reunir os amigos em casa, se achar mais divertido. Comprar bebidas no supermercado fica muito mais em conta. 

4) Não use o carro
No interior, é melhor ir aos blocos a pé - além de ser mais econômico, você evita acidentes. Em cidades maiores, procure rachar o táxi ou aproveitar a folia a partir do transporte público.

5) Prefira festas 0800
Blocos de rua são uma excelente opção e, se forem de graça, melhor ainda. Festas fechadas costumam cobrar entradas altas e as comidas e bebidas custam mais caro.

6) Economize na alimentação
A dica é evitar sair para lanchar / jantar antes da folia. Prefira comer em casa. 

7) Faça você mesmo a fantasia
Se a grana está curta, improvise uma fantasia feita por você mesmo. Nesse fator, a internet está cheia de dicas, inclusive aproveitando peças de roupas, como a fantasia de hippie.