Cidadeverde.com

5 dicas de Português que fazem diferença nos concursos

O Carnaval está acabando e muitos concurseiros devem retomar a rotina de estudos já nessa quarta-feira (9) - se tiverem dado uma pausa. Para quem tem dificuldades com a Língua Portuguesa, disciplina que exige bastante nos certames, aqui vão cinco dicas que poderão fazer a diferença nas provas:

1) Novo acordo ortográfico: já estão em vigor as novas regras, portanto esqueça as antigas. Os pontos mais complexos são os hífens e a acentuação gráfica dos hiatos e ditongos. 

2) Pronomes: A confusão é grande, mas o correto é jamais usar os pronomes oblíquos tônicos (me, te, se, o, a , lhe, nos e vos) no início das frases. 

3) Conjunções: Procure uma lista com todas as conjunções e busque o significado correto de cada uma delas. É comum a prova exigir uma análise com base no significado delas.

4) Vírgula: Faça um resumo básico sobre o uso da vírgula e não esqueça que a estrutura sujeito-verbo-complemento não se faz uso de vírgula.

5) Verbo: Verifique com cuidado a transitividade dos verbos. Lembre-se também dos verbos invariáveis, como haver, que não fica no plural quando tiver o sentido de existir.

Agora clique aqui e veja os 5 assuntos mais exigidos do Português em concursos e também dicas para melhorar a concentração na hora da prova.