Cidadeverde.com

Seis dicas para quem vai declarar o Imposto de Renda pela 1ª vez

Para quem vai declarar o Imposto de Renda pela primeira vez neste ano, o processo pode ser um pouco assustador. Para começar, é preciso uma boa dose de paciência para preencher o formulário, mas não se trata de nenhum bicho de sete cabeças. Veja dicas que podem tornar a declaração mais fácil:

1) Reúna seus documentos

Antes de iniciar a declaração propriamente dita, reúna todos os documentos que trazem as informações que precisarão constar no seu IR. Pode começar pelos informes de rendimentos, que comprovam e detalham os valores que entraram no seu caixa em 2015. O informe emitido pelo empregador, por exemplo, traz dados como os salários recebidos, as contribuições ao INSS e o IR retido na fonte. Já o informe dos bancos detalha os rendimentos de investimentos e saldo em conta. Depois, reúna os comprovantes de despesas que poderão ser deduzidas. Dentre elas, estão gastos com escola, faculdades, planos de saúde e consultas médicas.

2) Baixe o programa gerador da declaração

O programa gerador da declaração (PGD), por meio do qual os contribuintes devem preencher a declaração de Imposto de Renda de 2016, deve ser baixado no site da Receita Federal.

3) Preencha os dados

Quem declarou o IR no ano passado, tem a opção de importar os dados da declaração anterior no programa gerador. Se esse não for caso, arregace as mangas e mãos à obra.

4) Assinale o modelo de declaração: completo ou simplificado

Depois de preencher todos os seus dados, você deve selecionar qual será o modelo de tributação da sua declaração, no quadro localizado no canto inferior esquerdo do programa. Se você optar pela declaração simplificada, contará com um abatimento único de 20% dos rendimentos tributáveis. Já na declaração completa as deduções são feitas uma a uma. 

5) Envie sua declaração

A declaração deve ser enviada até as 23h59min59s do dia 30 de abril de 2016. Para fazer a transmissão é preciso baixar o programa Receitanet, que envia a declaração à Receita pela web. Assim que o envio da declaração for finalizado, o recibo da entrega será gerado. É recomendável imprimir o recibo e guardá-lo ou salvá-lo. Esse número será necessário para corrigir possíveis erros no formulário e para importar informações de declarações anteriores. 

6) Retifique a declaração, caso precise corrigir erros

Se você já tiver enviado a declaração, mas precisar corrigir algum erro ou incluir alguma informação, é possível alterar os dados por meio da declaração retificadora. Basta abrir o programa da declaração original a ser corrigida e selecionar a opção "Declaração Retificadora" abaixo da pergunta "Que tipo de declaração você deseja fazer?". Em seguida, informe o número do recibo da declaração a ser retificada e altere a informação que deve ser corrigida.