Cidadeverde.com

Cabeleireira piauiense recebe prêmio nacional de empreendedorismo

A cabeleireira Francineide Borges representou o Piauí durante a solenidade de entrega do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios ciclo 2015, categoria Pequenos Negócios. A cerimônia ocorreu na última quinta-feira (3), na sede do Sebrae, em Brasília. O prêmio reconhece e premia as melhores iniciativas do público feminino no empreendedorismo brasileiro.

Há dezesseis anos à frente do salão Fran Cabelos, a cabeleireira acredita que a sua vitória na etapa estadual se deve à série de estratégias administrativas e de comunicação que decidiu implementar. “Durante todos esses anos, usamos os nossos erros como ponto de referência para o nosso aperfeiçoamento. Hoje, investimos na qualificação permanente da equipe, na divulgação e na oferta de serviços com qualidade e preço justo”, disse.

Nascida no interior da cidade de Picos – PI e filha de lavradores, Fran, desde criança, precisou trabalhar na roça para garantir a sobrevivência. Aos 18 anos, recém-casada e apenas com o primeiro grau, decidiu enfrentar a capital, Teresina, onde deu luz à primeira filha, com apenas seis meses de gestação. Sem parentes para ajudar e com muitas dificuldades financeiras, decidiu iniciar um curso de cabeleireira para mudar de vida. No segundo mês, já havia sido contratada em emprego fixo.

Mas, Fran lembra que viveu vários tipos de preconceito no início da carreira. Além dos homens não respeitarem a profissão, havia outro empecilho: com aparência de menina, pesando 42kg e medindo 1,58m, as clientes duvidavam de seu potencial. Apesar disso, um ano depois ela abriu um pequeno salão, em sociedade, na periferia de Teresina, mas o negócio foi inviabilizado porque a população que morava próxima não tinha recursos para utilizar os serviços. 

Três meses depois, ela inaugurou, sozinha, o “Fran Cabelos”, em uma avenida movimentada de um bairro com grandes perspectivas de crescimento.  Hoje, 16 anos depois, o esforço de Francineide é celebrado nacionalmente e a fez ganhar o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2015.