Cidadeverde.com

Caixa passa a financiar até 70% de imóveis usados

A Caixa Econômica Federal aumentou de 50% para 70% o limite de financiamento de um imóvel usado, no caso de trabalhadores do setor privado. Para clientes do setor público, o teto, agora, chega a 80%. A mudança vale para financiamentos feitos pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), com o objetivo de estimular o mercado de imóveis usados. 

O limite de financiamento para imóveis usados foi reduzido pela Caixa em maio de 2015, quando passou de 80% para 50%. Na ocasião, o banco justificou a medida afirmando que pretendia focar no crédito habitacional de moradias novas.

Outras medidas para 2016 incluem o aumento de recursos do FGTS e a reabertura do financiamento imobiliário do segundo imóvel, com as mesmas condições do financiamento do primeiro. A presidente da Caixa, Miriam Belchior, afirmou que, com todas as medidas anunciadas nesta terça, deve haver uma elevação de 13% dos recursos destinados ao crédito à habitação, ou R$ 16,1 bilhões. Com isso, a Caixa estima o financiamento de 64 mil unidades adicionais em relação ao que foi financiado em 2015. 

A Caixa Econômica Federal anunciou na manhã desta terça-feira (8) ter registrado lucro líquido de R$ 7,2 bilhões em 2015, valor 0,9% superior ao obtido no ano anterior.