Cidadeverde.com

Bancos oferecem compra de dólar em terminais eletrônicos

Pouca gente sabe, mas alguns bancos disponibilizam a compra da moeda norte-americana no caixa eletrônico. Os clientes que usam a opção são debitados em suas contas-correntes e sacam o valor correspondente em dólares. O limite para saques pelo modelo é o autorizado pelo Banco Central, de US$ 3 mil por dia.

O serviço foi autorizado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 2012, a fim de atender à demanda da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014. Passados os campeonatos, há bancos que mantêm a facilidade aos clientes. O Banco Central não informou quantos terminais do tipo há no país. Porém, o Santander e o Banco do Brasil (BB) confirmaram que disponibilizam o serviço apenas para correntistas. Os terminais estão distribuídos em agências, postos de atendimento e aeroportos. No Santander, por exemplo, o cliente que usa o caixa eletrônico tem isenção da tarifa cobrada no caixa, além de taxas de câmbio mais competitivas. 

Porém, as máquinas que permitem as operações de câmbio estão distribuídas em apenas oito Estados: Distrito Federal, Rio de Janeiro, em São Paulo, Santa Catarina,  no Tocantins, em Sergipe, no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais. Mas, os bancos já sinalizaram a intenção de expandir o serviço.