Cidadeverde.com

As 9 piores perguntas de uma entrevista de emprego

Em um momento em que o desemprego é uma realidade no país, as vagas que surgem estão cada vez mais concorridas. E, o sucesso da entrevista é fundamental para a contratação. Com o aumento do número de candidatos às vagas, as perguntas estão, agora, mais difíceis e desafiadoras - o que pode acabar com as chances de muitas pessoas. A coach de carreira norte-americana Celia Currin convidou executivos de um grupo de networking em marketing para listar quais são as perguntas mais difíceis de se responder em uma entrevista de emprego. O Business Insider, site norte-americano de carreiras, reuniu e comentou algumas das perguntas mais complexas:

1) O que você não quer que eu saiba sobre você? O que te deixa com raiva?

2) Se você pudesse fazer qualquer coisa, sem restrição, o que seria? 
A resposta dessa pergunta mostra a visão, o intelectual, a confiança e as tendências de comportamento do candidato de uma só vez.

3) Qual a única pergunta que você gostaria que não fosse feita? "Qual a sua maior fraqueza?" 
Os candidatos tendem a responder de duas formas: deixam escapar uma fraqueza ou pensam e respondem de uma forma ponderada. De qualquer forma, o recrutador consegue ver a capacidade da pessoa de pensar sobre si mesma e responder de uma forma significativa.

4) Quantas ideias você consegue ter em 3 minutos?
A dificuldade da questão é precisar ser criativo em tão pouco tempo. Segundo um executivo, o candidato que mais o impressionou teve 21 ideias.

5) Se você é tão bom assim, por que está desempregado?
O executivo que falou sobre essa questão tinha acabado de ser demitido e explicou que tinha escapado de outras rodadas de demissões na antiga empresa e acrescentou que outros colegas com bons resultados também tinham sido demitidos.

6) Qual é o menor salário que você ficaria feliz em receber?
O executivo explicou que a resposta pode poupar tempo para os dois, já que se o valor que o candidato desejar receber for muito além do que a empresa pode pagar, a conversa não terá futuro.

7) Este cargo não é muito júnior?
Com essa pergunta, o gerente de contratação quer saber se o candidato estará satisfeito com o cargo ou se ele vai querer sair, tendo que ser substitutído.

8) Se você pudesse mudar algo do seu passado, o que seria?
A resposta para essa pergunta mostra ao recrutador o caráter e a atitude do profissional. Essa também pode ser uma forma informal de falar sobre erros, fracassos e arrependimentos.

9) O que você quer deste emprego e da sua carreira?
A questão é complicada porque a maioria das pessoas não sabe o que quer. A maioria pensa em como agradar o entrevistador e não sobre sua principal vocação.