Cidadeverde.com

7 dados obrigatórios que mais são esquecidos ao declarar o IR

Informações omitidas são a principal causa da malha fina, e o Leão está cada vez mais atento ao cruzamento de dados. Portanto, o consumidor não pode esquecer de registrar nenhuma informação relacionada aos rendimentos tributáveis. Veja abaixo os 7 itens que, apesar de obrigatórios, são os mais esquecidos na hora de declarar o Imposto de Renda. 

1) Rendimentos próprios
Acredite, tem gente que se preocupa tanto em lançar as despesas dos dependentes, que acaba esquecendo dos próprios rendimentos. São comuns os casos de contribuintes que prestam serviços para diversas empresas (pessoa juridica) e esquecem de pedir os informes de rendimentos de cada uma. 

2) Rendimento de dependentes
Ao incluir um dependente da declaração, é preciso incluir os rendimentos que ele teve durante o ano, e isso inclui estágios, salários, pensões ou recebimento de aluguéis. 

3) Mudança de emprego
Nesse caso, é preciso declarar o rendimento das duas empresas em que trabalhou. 

4) Velores bancários
O  informe de rendimentos que os bancos enviam para todos seus correntistas mostra diversos valores que devem ser lançados em locais diferentes da declaração, incluindo conta corrente e poupança, que devem ser declaradas separadamente. 

5) Dívidas
É preciso informar o saldo devedor do imóvel e do veículo financiado. Imóveis financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), ou um automóvel ou motocicleta dados como garantia (caso de hipoteca, consórcio, penhor ou alienação fiduciária) devem ser declarados com o valor já pago na ficha Bens e Direitos, e nunca em Dívidas e Ônus Reais, onde deve ser informado o saldo devedor.

6) Doações
Quando se faz uma doação de bens ou dinheiro a pessoas físicas, mesmo que não haja imposto a pagar, é preciso declarar essa informação à Receita Federal. 

7) Ganho de capital
Quem vendeu um imóvel ou outro bem de valor por um preço maior do que comprou teve ganho de capital. É preciso pagar imposto sobre esse lucro e informar na declaração.