Cidadeverde.com

Caixa aumenta juros para o financiamento de imóveis

Os juros da Caixa Econômica Federal para financiar imóveis usados estão mais altos. Uma simulação feita pelo Canal do Crédito mostra que, se por um lado, o banco facilitou o acesso ao crédito ao reduzir o percentual de entrada exigido no financiamento dos imóveis usados, por outro lado dificultou esse acesso ao elevar as taxas de juros. 

A CEF voltou a financiar 70% do valor do imóvel usado desde o início desse mês - isso para trabalhadores privados. Para servidores públicos, subiu para 80%, para imóveis enquadrados no Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Para imóveis enquadrados no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), o limite do financiamento aumentou de 40% para 60% para trabalhadores privados e de 50% para 70% para trabalhadores públicos.

A facilidade veio acoplada à alta nos juros, mas isso não foi informado exatamente. O que muda é que a taxa balcão (aplicada a clientes que não têm relacionamento prévio com o banco) foi elevada de 9,9% para 11,22% no SFH e de 11,50% para 12,50% no SFI. Para trabalhadores privados que tenham relacionamento com a Caixa mais conta-salário, as taxas passaram de 9,50% para 10,50% no SFH e de 11,00% para 11,50% no SFI.