Cidadeverde.com

Piauí cobrará taxa de importação de leite para beneficiar criadores locais

Foto: Jorge Henrique Bastos


A diretoria da Associação Piauiense de Criadores de Gado Zebu (APCZ) se reuniu nesta semana com o governador Wellington Dias (PT) e definiu que será cobrada uma "taxa de importação" para que o leite de outros estados entre no Piauí. O objetivo da reunião foi tratar da revitalização das bacias leiteiras do Estado e do resgate das feiras agropecuárias para incentivar o setor, os negócios e o turismo. O presidente da APCZ, João Mádison, defende que o Piauí tem total condição de suprir a demanda de leite, mas falta incentivo para que os criadores apostem na produção. 

"Solicitamos ao governador que proporcionasse uma condição de competitvidade com os produtores externos. Para tanto, será cobrada uma taxa de importação, possibilitando que o nosso leite entre no mercado em situação menos desigual e, automaticamente, o produtor vai produzir mais para atender a demanda", explica o presidente.

Sobre as feiras agropecuárias, Wellington Dias reforçou que fará melhorias no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde para fomentar eventos durante todo o ano. "Queremos que o parque  funcione com exposições permanentes, lugar apropriado para feira de gastronomia, pequenas feiras, local para cavalgadas e caminhadas. Vamos investir na infraestutura e também em segurança", disse o chefe do executivo estadual.