Cidadeverde.com

Fazenda define amanhã quem assumirá o BC, o BB e a CEF

Henrique Meirelles, novo ministro da Fazenda, vai anunciar nesta terça-feira (17) o nome do novo presidente do Banco Central, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Também deve ser informado quem serão os secretários do Ministério. O único nome já anunciado por Meirelles para o segundo escalão do Ministério da Fazenda foi o de Tarcísio Godoy, que ocupará o posto de secretário-executivo.

Entre os nomes cotados para assumir o BC estão Ilan Goldfajn, economista-chefe do Itaú Unibanco, e Mário Mesquita, sócio do banco Brasil Plural. Ambos são ex-diretores. Até o início da manhã, a previsão era de que os nomes fossem divulgados ainda nesta segunda-feira, mas o ministro preferiu adiar em um dia.

Estratégias
Em seus discursos, Meirelles tem dito que a primeira grande ação do governo será "controlar" as despesas públicas - que hoje crescem bilhões a mais que a arrecadação. Ele também tem alfinetado o governo Dilma, dizendo que está na hora de "dizer a verdade" sobre os déficits das contas da União. Segundo ele, a dívida pode superar R$ 96,6 bilhões em 2016.