Cidadeverde.com

4 dicas para o sucesso profissional das crianças de hoje no futuro

Baseada na revolução tecnológica, a Forbes elencou quatro dicas para que as crianças de hoje tenham sucesso profissional no futuro. Pelas estimativas, os pequenos de três anos deverão se aposentar em 2076 - mas, segundo a Forbes, as habilidades que aprenderão em 20 anos de estudo não são tão úteis quanto foram na época de seus pais. Isso porque as crianças de hoje, quando se formarem, encararão um mundo de mudanças constantes. 

"Os avanços tecnológicos tornam a velha forma de educação, com intuito de decorar conhecimentos, inútil. Os futuros adultos devem ter habilidade para entender e utilizar novos conhecimentos. Eles também terão que lidar com acontecimentos inesperados e desconhecidos, e responder rápido à eles. Treinar as mentes para empreender e terem coragem de encarar desafios é um investimento muito melhor do que memorizar conhecimento. O problema é que o sistema de educação atual não está preparado para lidar com essa mudança" - diz a Forbes. 

Nesse contexto, caberá aos pais ensinar algumas novas "habilidades fundamentais". Veja abaixo os conselhos da Forbes para o sucesso profissional das crianças no futuro:

1) Entendimento técnico

Muitas oportunidades de emprego irão favorecer aqueles que entendem a tecnologia, pois ela será parte de tudo o que o profissional faz. Por esse motivo, é importante que as crianças aprendam os fundamentos da tecnologia, como a internet é estruturada, o funcionamento de softwares e hardwares e como operar sistemas diferentes. Saber essas informações será parte do cotidiano dos futuros trabalhadores. Até mesmo para profissões criativas, a tecnologia irá desempenhar papel principal.

2) Crescimento na demanda de desenvolvedores

Nos próximos 20 anos, as empresas dependerão da tecnologia para desempenhar todas as funções, como administrar e fazer crescer os negócios. A capacidade de saber desenvolver programadores já é algo desejável nos dias atuais. Se o objetivo for pensar na segurança de ter um emprego no futuro, essa pode ser uma boa opção de carreira.

3) Mobilidade

Com o crescimento do mercado de trabalho internacional, profissões que requerem o trânsito do profissional entre os países tendem a aumentar. A capacidade técnica então, se torna muito importante, pois ela é totalmente transferível para culturas diferentes.

4) Um desafio para os pais

As crianças são curiosas por natureza, por isso, estão muito abertos para aprender tecnologia. O desafio é grande porque muitos pais não tem interesse e não sabem lidar com ela. Por isso, é fundamental que haja o estímulo e que os pais se esforcem para engajar os filhos.