Cidadeverde.com

Publicado reajuste máximo de 13,57% para planos de saúde

Foi publicado hoje (6), no Diário Oficial da União, o reajuste máximo a ser aplicado a planos de saúde médico-hospitalares individuais/familiares no período compreendido entre maio de 2016 e abril de 2017. O aumento foi autorizado pela Agência de Saúde (ANS) e é válido para os planos contratados a partir de janeiro de 1999 - atinge cerca de 8,3 milhões de brasileiros, o que equivale a 17% dos 48,5 milhões de consumidores de planos de assistência média. 

Os 13,57% de reajuste só podem ser aplicados a partir da data de aniversário de cada contrato, mas será permitida a cobrança retroativa se o mês do contrato for maio ou junho. Para os contratos com aniversário entre os meses de julho de 2016 e abril de 2017, não poderá haver cobrança retroativa.

 

De acordo com a agência, deverão constar claramente no boleto de pagamento o índice de reajuste autorizado, o número do ofício de autorização da agência, nome, código e número de registro do plano, bem como o mês previsto para aplicação do próximo reajuste anual.