Cidadeverde.com

Governo aumenta teto do Fies, mas diminui vagas; Inscrições abertas

As inscrições para o Financiamento Estudantil (Fies) na seleção do segundo semestre de 2016 já estão abertas. Os candidatos podem se inscrever pelo site http://fiesselecao.mec.gov.br até o dia 29 de junho. São disponibilizadas neste processo seletivo 75 mil vagas, segundo o Ministério da Educação. Antes de fazer a inscrição, o candidato deve consultar as vagas neste link

Queda nas vagas

Desde o ano passado, o número de vagas no Fies tem caído. Em 2014, eram 732 mil. Ano passado, caiu para 278 mil. No primeiro semestre deste ano, foram disponibilizadas 147 mil vagas. 

Mudanças

Renda familiar: Uma das mudanças desse ano é que o financiamento será concedido se a a renda familiar per capita for de até 3 salário mínimos. No ano passado, eram 2,5 SM.

Percentual: contratos para áreas de saúde, engenharia e licenciatura só financiam 60%do curso. Antes era 70%. Em cada subárea tem a seguinte divisão:
- Cursos prioritários da área de saúde passam de 45% para 50%;
- Cursos prioritários da área de engenharia passam de 35% para 40%;
- Cursos prioritários da área de licenciatura, pedagogia e "normal superior" caem de 20% para 10%.

Seleção: os inscritos poderão mudar a opção de curso quantas vezes quiserem de acordo com a nota de corte que será divulgada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrições. Caso o candidato altere ou cancele sua inscrição no Fies, a vaga volta a ser disponibilizada pelo sistema para nova inscrição.