Cidadeverde.com

Aposentadoria privada deve ser pensada a partir do 1º emprego

Com todas as novas regras para cortar gastos do governo, os brasileiros temem ainda mais mudanças na Previdência Social e já buscam alternativas para garantir uma vida mais estável na terceira idade. Uma das opções é a investir em previdência privada. Veja algumas dicas dos especialistas sobre isso: 

- A aposentadoria deve ser pensada desde o primeiro emprego, logo no início da fase adulta. 

- O quanto antes for feito o planejamento, menor o valor que será preciso guardar, já que haverá mais tempo para economizar. Quanto mais tempo demorar, maior será o valor necessário para investir todos os meses.

- O valor direcionado para a aposentadoria deve estar sempre previsto nos custos fixos, ou seja, deve ser tratado com a mesma importância dos gastos com aluguel, água, luz e telefone. 

- Deve-se viver dentro do padrão de vida, o que significa gastar o que cabe no orçamento, guardando sempre uma parte dos recebimentos para a aposentadoria ou para uma emergência. 

- Um erro comum é tirar uma parte do dinheiro guardado para a aposentadoria para realizar um sonho como a compra de um carro ou uma viagem. O ideal é fazer duas reservas separadas: uma para a aposentadoria e outra para a realização de algum sonho.

- A entrada de dinheiro extra, como o 13º, férias remuneradas e bônus, pode ser utilizada para aumentar as reservas financeiras destinadas à aposentadoria.