Cidadeverde.com

Piauí adquire o sistema financeiro mais moderno do país

O governo do Piauí adquiriu um sistema financeiro que é considerado o mais moderno do país, o Siafe - Sistema Integrado de Administração Financeira. Ele vai substituir o atual Siafem (Sistema de Administração Financeira para Estados e Municípios). Com isso, o Estado adota o padrão internacional de contabilidade, exigido pela Secretaria do Tesouro Nacional. O secretário da Fazenda, Rafael Fonteles, a meta é colocar o Siafe em funcionamento até o final do ano. "Os trabalhos foram intensificados para que o cronograma seja cumprido dentro do prazo. Estamos com a equipe do Tesouro Estadual atuando em conjunto com a empresa desenvolvedora do sistema", afirma o gestor.

O Siafe deverá integrar-se aos órgãos e entidades da administração direta e indireta e demais poderes, assim como aos sistemas corporativos do Estado:
- Portal da Transparência
- Folha de Pagamento
- Sistema de Arrecadação e Controle de Patrimônio

Com o novo sistema, que deve modernizar o controle da despesa do Estado, facilitará o combate ao desperdício de recursos materiais e tecnológicos, a transparência na aplicação dos recursos para a sociedade e disponibilização de informações em tempo real.