Cidadeverde.com

Projeto de incentivo à caprinocultura será apresentado ao governador

Produtos feitos no Piauí à base de leite de cabra


A Associação de Ovinocaprinocultores de Esperantina (Aovicapre) apresentou à Câmara Setorial de Ovinos e Caprinos o projeto "Cabra da Família", que tem como objetivo incentivar as famílias na criação de cabra leiteira no sistema de comodato (até a segunda cabra) e com regras definidas, capacitações, controles nos resultados e avaliação da atividade.

A caprinocultura tem se destacado mais nos últimos tempos. Além da carne, com técnicas adequadas de manejo e comercialização orientada, o leite e derivados podem contribuir para fomentar a economia do estado. O porte do animal e a facilidade de alimentação - inclusive na estiagem - é uma das características que facilita a criação. Fora isso, os produtos feitos a partir do leite da cabra são tidos como nobres em todo o país. 

A diretora da SDR e secretária da câmara, Liz Elizabeth, afirmou que fará um diagnóstico e, após discussão com o secretário, vai "alinhar as ideias" e encaminhar o projeto ao governador. A Câmara Setorial da Ovinocaprinocultura se reúne com o Wellington Dias (PT) no final do mês de agosto.