Cidadeverde.com

Empresário do PI são treinados para o mercado internacional

Empreendedores da cidade de Campo Maior tiveram acesso, na semana passada, a estratégias de operações no mercado internacional. O treinamento é realizado pelo Ministério do  Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet) e contou com 26 empresários.

A base do treinamento é o Plano Nacional da Cultura Exportadora, que utiliza ferramentas de acesso simples que faciltam a inserção das empresas brasileiras no mercado internacional. A qualificação é importante para quem pensa em encarar o mercado internacional e para quem quer ampliar os negócios que já mantém fora do país. O plano visa envolver as ações das entidades dentro de uma trilha de internacionalização, ou seja, dentro dos estágios de exportação que passam por cinco etapas: o da sensibilização, da inteligência comercial, da adequação de produto, da promoção e da comercialização. O programa conta ainda com três temas transversais para o direcionamento das empresas: financiamento, qualificação e gestão.

As empresas terão apoio para avaliação de seus produtos e serviços; consultoria de inteligência comercial, para identificar em quais mercados há potencial de venda; participação em missões comerciais; e rodada de negócios com compradores estrangeiros. Os empreendedores também vão ter acesso a diversas ferramentas de treinamento e capacitação.