Cidadeverde.com

Retrato do desemprego: 10 milhões de trabalhadores informais

O Brasil tem hoje 10 milhões de trabalhadores informais, segundo informações do IBGE - um retrato da crise que apavora o país desde o ano passado. A quantidade de trabalhadores sem carteira assinada cresce a passos largos: no início do ano, eram 9,7 milhões. Apesar do crescimento recente, esse número já foi maior. No fim de 2012, o contingente de informais chegou a 11,2 milhões de trabalhadores.

O pior é que a tendência é que esse número cresça ainda mais nos próximos meses, e talvez até ultrapasse o total registrado em 2012. Os pesquisadores acreditam que o mercado de trabalho não deve voltar a crescer neste ano e a taxa de desocupação, que está atualmente em 11,3%, deve fechar 2016 em 12,3%. Alguns economistas analisam que esse percentual só deve parar de crescer no segundo semestre do próximo ano, segundo informações do Jornal O Estado de S. Paulo.

Dados do Piauí

No Piauí, o número de empregados com carteira assinada caiu 5,9% em um ano, passando de 263 mil para 248 mil. Caíram também os empregados do setor privado sem carteira de trabalho, de 242 mil para 227 mil (- 6,4%). O estado perdeu 95 mil postos de trabalho em um ano.