Cidadeverde.com

Piauí é destaque na energia eólica: 4° maior produtor do país


Ao participar do maior evento de energia eólica da América Latina - o Brazil Windpower 2016, no Rio de Janeiro - o governador Wellington Dias (PT) ressaltou o sucesso do Estado no setor, e as oportunidades de negócios que os ventos piauienses podem gerar.

O evento reúne investidores e, de acordo com o governador, no ano passado, o Brazil Windpower atraiu muitos investimentos para o Piauí. O país espera alcançar 18,8 GW de capacidade eólica até 2019 a uma taxa de crescimento anual média de 20%, sendo esta taxa de 46% em 2015, valor mais elevado entre as maiores potências eólicas mundiais.

O Piaui hoje é o 4° maior produtor de energia eólica do país e a produção atual chega a 1,6 GW, sendo que a expectativa é que em 2020, o estado chegue a produzir entre 5,5 GW a 6 GW. "Aliado à potência natural do estado, temos integrado uma política de arrendamento das terras, o que tem ampliado a capacidade de alcançarmos 10 GW. O Piauí passará a produzir sozinho tudo que o Brasil produziu em 2015", destaca Wellington.