Cidadeverde.com

Complexo de Piscicultura do Piauí produzirá 5 mil toneladas por ano

Foto:Jorge Henrique Bastos

O governador Wellington Dias se reuniu ontem (23) com gestores e parceiros do Projeto de Desenvolvimento da Piscicultura do Piauí para tratar sobre a implantação do primeiro Complexo de Piscicultura no Estado. A iniciativa será executada através de parceria público-privada (PPP) e começa a ser construída em 2017, no município de Nazária, produzindo 5 mil toneladas de peixes por ano. O investimento do projeto é orçado em R$ 56 milhões. 

O empreendimento será instalado numa área de 50 hectares e contará com um frigorífico para o processamento dos pescados, uma fábrica com capacidade para produzir 20 toneladas de ração e um centro de produção de alevinos. A previsão é que, em 2018, as primeiras unidades já entrem em operação. “O Piauí já produz cerca de 30 mil toneladas de pescados por ano, mas temos problemas relacionados à falta de maior capacidade de industrialização”, pontua o governador.

Segundo Wellington Dias, com o projeto, o Piauí passará a produzir e industrializar pensando no mercado interno e externo. “Produzir tilápia, tambaqui, surubim, pirarucu, que são peixes que garantem a condição de substituir o que importamos atualmente. Vamos alcançar outros mercados e, claro, gerando emprego e renda. O próximo passo é articular com os diversos atores parceiros e, certamente, teremos bons resultados”, acrescentou o chefe do executivo estadual.