Cidadeverde.com

Piauí abriu mais de 14 mil empresas em 2016; Somente mil fecharam

O ano de 2016 registrou a abertura de mais de 14 mil empresas no Piauí. Nesse mesmo período, o número de baixas foi de apenas 1.066 negócios. No ano anterior, as empresas fechadas chegaram a 3 mil. 

"A situação do empreendedorismo no Piauí é favorável. O estado não tem nenhuma grande indústria, mas tem um número bom de pequenas e micro empresas. Quando a crise chega, é mais fácil para milhares de empresas pequenas do que para um ou duas grandes", declarou a presidente da Junta Comercial do Piauí, Alzenir Porto. 

A maioria das empresas é do setor de comércio varejista e serviços, com destaque para o segmento de vestuário. A presidente observa que a burocracia para abrir ou fechar uma empresa está bastante reduzida. "Antes era quase impossível fechar uma empresa, porque quando você pagava um imposto, outro já estava perto de vencer e você não conseguia resolver tudo. Hoje, as obrigações acessórias são canceladas. Além disso, é possível abrir uma empresa em menos de 24 horas, se a documentação estiver toda regular", acrescenta.