Cidadeverde.com

Ganho real dos brasileiros deverá ser apenas de 0,4% em 2017

Pesquisa realizada pela Korn Ferry aponta que os brasileiros não devem ter aumento salarial significativo em 2017. A previsão de crescimento real é de apenas 0,4%. O percentual é pequeno, mas ainda é maior que o índice de 2016, quando houve redução de 1,2% nos ganhos reais. 

Segundo os dados, não é possível identificar a recuperação do poder de comprar do trabalhador brasileiro, pois o mercado ainda está em transição e há bastante instabilidade econômica e política. 

A média global estima aumentos reais de 2,3%. A América Latina não apresentou bons resultados devido à inflação inconstante. O aumento real ficou em torno de 1,1%. E há países em situação negativa: os argentinos, por exemplo, devem ter redução nos ganhos reais de 12,5%. 

Os EUA terão um crescimento real de 1,9% em 2017, 0,8% menor do que em 2016. A Europa Ocidental espera avanço real de salários de 1,7%. 

 

Os dados de salários foram desenhados a partir do banco de dados PayNet da Korn Ferry Hay Group, que contém os salários de mais de 20 milhões de colaboradores em mais de 25 mil organizações, em 110 países.